14 de janeiro de 2010

Os Sioux


A primeira vez na história que se teve notícia dos Sioux foi em Jesuit Relation, 1640, quando foram viver no que é hoje o estado de Minnesota. Documentos indicam que eles haviam se mudado há algum tempo vindos do Nordeste. Foram notados em 1678 pelo explorador francês Daniel Duluth e em 1680 pelo Padre Louis Hennepin.

Os Sioux se tornaram amistosos com os britânicos após a queda do poder francês, e os apoiaram contra os Estados Unidos na Revolução Americana (com exceção de um chefe, Tohami, também conhecido como Moose Rising) e na Guerra de 1812. Em 1867 foi feito um tratado com os Estados Unidos, onde os Sioux aceitaram ceder uma grande parte do seu território, e ainda concordaram em se retirar para uma reserva na PB Dakota antes de 1876. A descoberta de ouro em Black Hills trouxe resistência por parte de alguns chefes, como Sitting Bull, Red Cloud, Rain in the Face, Crazy Horse, American Horse e Gall. Nesta revolução ocorreu a última atuação do General George Armstrong Custer. O último grande conflito que os Sioux participaram foi a batalha de Wounded Knee, em 29 de dezembro de 1890, que resultou no massacre de mais de 200 indios americanos.

As principais atividades econômicas dos Sioux giravam em torno da agricultura, onde a plantação de milho possuía expressivo destaque. Além disso, realizavam atividades de caça a animais de grande porte como os búfalos e bisões. A caça desses animais envolvia uma grande preparação capaz de exigir a participação de aldeias inteiras. A carne obtida desse tipo de caça era dividia entre as famílias participantes, os ossos utilizados para o artesanato e fabricação de armas e o couro para a confecção de roupas e tendas.

A Dança do Sol era um dos mais importantes rituais praticados pelos povos sioux. Nessa cerimônia havia um processo de autoflagelação em que os participantes cravavam estacas pontiagudas na pele, que ficavam presas a um poste de madeira através de uma tira de couro. Depois disso, ficavam várias horas do dia dançando em torno desse poste, até que a pele se desprendesse da estaca. Nesse momento, o ritual alcançava seu ponto máximo com o contato com os seres do mundo espiritual.

Atualmente, os remanescentes dos sioux se reduzem a pequenas populações que vivem nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário