14 de janeiro de 2010
Sitting Bull - breve biografia
Sitting Bull, ou Tatanka Iyotake na lingua indígena, nasceu na região do Grand River, hoje conhecido como South Dakota, aproximadamente em 1831. Seu apelido era Hunkesi (lento), porque ele nunca corria e sempre fazia tudo com muito cuidado. Ele foi membro da tribo Sioux, tendo participado de sua primeira batalha contra outra tribo, os Crows, aos 14 anos.
Os Sioux lutaram contra tribos inimigas e contra os invasores brancos. Rapidamente Sitting Bull se tornou conhecido por ser destemido durante as batalhas. Foi também generoso e justo, virtudes adimiradas entre seus companheiros.
Ele veio a se tornar líder do Strong Heart warrior. Contudo, o exército americano invadia periodicamente seus territórios, gerando problemas econômicos aos nativos. Em 1867, Sitting Bull virou o maior chefe de toda a nação Sioux, e manteve-se firme ao não assinar nenhum acordo de paz e divisão das terras. Um dos tratados, The Fort Laramie, prometia que as montanhas de Black Hills iriam ser de posse dos índios Sioux para sempre.
Porém, por volta do ano de 1870, foi encontrado ouro e, com a divulgação feita pela imprensa, muitos interessados apareceram. Cinco anos mais tarde mais de cem estavam acampados nas Black Hills. O governo ordenou que os Sioux fossem para a reserva e deram um prazo final de 31 de janeiro de 1876. Os que não cumpressem seriam considerados hostís e perigosos. Todos ignoraram tais ordens e, em março, o Gen. George Crook armou um acampamento com ordens de atacar os nativos.
Sitting Bull, percebendo que não seria possivel derrotar o exercito sozinhos, juntou- se a tribos amigas, como Cheyenne e Arapaho, e em 17 de junho forçaram a retirada das tropas americanas na Battle of the Rosebud. Depois, Sitting Bull liderou um importante ritual religioso chamado Sun Dance (tipo de auto tortura que chega-se a perder a consciência). Ao voltar de seu transe, Sitting Bull disse ter tido uma visão de soldados caindo do céu.
A premonição tornou-se verdadeira no dia 25 de junho quando o Gen. Custer e seus soldados atacaram ao longo do rio Big Horn. No final do dia Custer e seu exército de mais de 200 homens estavam mortos. Sitting Bull achou que depois desta vitória o governo americano iria deixá-los em paz, mas a luta estava apenas começando.
Na medida em que as batalhas continuavam, muitos dos seguidores de Sitting Bull foram se rendendo. Ele, jamais. Soldados americanos encontraram um bilhete que dizia: “Vocês aspantam os búfalos e eu quero caçar em paz por aqui. Quero que vocês vão embora. Se não forem eu vou lutar de novo”.
Em 1877, Sitting Bull e seus guerreiros foram para o Canadá. Em quatro anos foram obrigados a se render. Em 1885, se juntou ao Buffalo Bill’s Wild West Show e viajou por todo os Estados Unidos e Canadá. Alguns acreditam que ele se juntou ao show para estar longe da reserva.
Ao retornar, em 1889, muito nativos tinham se aliado a uma nova religião chamada Ghost Dance. Eles acreditavam que um messias indígena iria usar suas próprias mãos para retirar os brancos. Por causa desta nova religião, policiais indígenas retiraram Sitting Bull de lá em 15 de dezembro de 1890 por precaução. A religião e mais o poder de liderança dele seria uma grande ameaça. Os americanos planejavam mandá-lo para a prisão, mas quando alguns Sioux tentaram resgatá-lo, Sitting Bull foi morto. Seu corpo foi enterrado em Fort Yated e, em 1953, seus restos foram transportados para Mobridge, South Dakota.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário