15 de abril de 2010

Dakotas Warrior - base





Aqui a base 90% pronta. Mais uma vez lamento não ter tirado fotos desde o início, já que seria muito mais rico e ilustrativo acompanhar todo o processo. De qualquer forma vou tentar explicar o que fiz.
A base de metal que veio junto já tinha estes dois furos para o encaixe do cavalo, e seu formato era retangular. O trabalho de escultura foi primoroso, mostrando um terreno cheio de pedras e de alta porosidade.
O que fiz foi o seguinte:
Peguei uma placa grossa de isopor e cortei exatamente do tamanho da base de madeira (presente do Airton Jamiboy). Depois de colado com cola branca, com os dedos comecei a "despedaçar" o isopor, tirando as bordas e já trazendo o formato de terreno que eu queria. O legal de se fazer isso com o isopor é que ele vai... como dizer... soltando bolinhas, ficando com a superfície bem irregular e semelhante a uma terreno com pedras. Depois de satisfeito com tal "modelagem", apliquei uma generosa camada de gesso bem diluido com um pincél baratinho. Esta etapa é bem importante porque se deixarmos o isopor sem nenhuma proteção ele fatalmente continuaria mole e soltando pedacinhos. Seria um desastre! Com o gesso já seco, hora de trabalhar as texturas e fazer com que a base de metal se unisse à construida por mim.
Essa parte é uma delícia! Primeiro peguei esta espécie de bowl, esta cumbuquinha branca alí em cima. Ela já vem com este pilão, e ambos são feitos de uma porcelana especial, bem dura. Nela despejei algumas pedrinhas de artesanato bem pequenas. Com o pilão, esmaguei de forma a deixar uma parte em pó e o restante em pedaços de tamanhos variados. Aqui o raciocínio é bem simples. Os terrenos têm pedras variadas e de tamanho diversos, certo? Bem, ai passei cola branca diluida em água em todo o terreno e fui jogando de forma despreocupada o conteúdo do bowl aqui e alí. Esperei secar e repeti o processo quantas vezes achei preciso. Depois de tudo seco pintei tudo de preto fosco com spray rápido da Color Gin. Em seguida, a cor que base.
Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário